Acabou a bendita novela e eu fiquei aqui pensando numa frase que li hoje. Foi algo do tipo: "Se Lázaro Ramos e uma mulher cheia de dentes são os pegadores da novela posso manter as esperanças né?", mais ou menos por aí. Na hora em que li pensei - Também tenho chance eim?, aí depois isso ficou aqui, martelando na minha cabeça...
Lembrei do quadro do Pânico na TV "Lázaro Ramos da vida real", lembrei dos comentários hilários sobre como ele seria visto na vida real e fiquei me criticando por ter em algum momento concordado com isso, quis exorcizar e vai ser aqui.
Outro dia me peguei em uma situação embaraçosa. André fez alguma cara na novela e eu deixei o pensamento escapar "Lindo!" imediatamente fui repreendida por alguém que assistia a novela comigo "O que tu tá vendo de lindo aí rapaz?" e eu remendando o erro "Ele fez uma carinha tão fofa agora...".
Que vergonha de mim, que vergonha! Não é a Lázaro a quem devo desculpas, é a educação que recebi quem me deve. Aprendi na escola que ser branco é que é belo, que cabelo liso é que é bom e que o negro bonito mesmo é o que tem 'traços finos'. Olha lá Camila Pitanga e Taís Araújo que não me deixam mentir...
Negras lindas de tão brancas... Pq, vamos combinar né? Passa um Photoshop e deixa brancas aí p vc ver. As meninas tem mais características de brancas do que de negras...São lindas, lindas mesmo, e quero que minhas filhas saibam que elas são lindas p ver que é possível ser linda sem mudar de cor, mas quero que saibam mais, ser linda (ou não) é só um problema dos olhos que vêem.
Dizer que Lázaro com aquela 'boca de tilápia' e aquele 'nariz de bomba' é lindo assusta né? Não deveria. Me assusta pensar que ainda hoje em pleno século XXI as crianças ainda crescem vendo seus pais rirem do galã com cara de africano. Fomos mal educados e pensamos com nossa mentezinha colonizada, mas podemos tentar filtrar nossas falas e tirar delas todo (ou quase todo) o racismo, para ver se nossos meninos e meninas crescem com menos cores e mais pessoas nos olhos né?
Vamos exercitar?
Eu não escrevi, mas retuitei essa frase no twitter hoje. Realmente, concordo com você no que diz respeito à do conceito ainda existente sobre quem é bonito = brancos e quem é feio = negros. Isso é inegável. Muitas pessoas pensam assim e quem não pensa deve propagar a idéia de que o negro também é bonito e pode ser bonito sem querer ficar com traços de um branco. Me recordo agora de um professor que tive, Luis Alberto, professor de Literatura, que questiono certa vez em sala de aula quem quando criança teve uma boneca negra pra brincar...e só eu levantei a mão. Isso pode ter influenciado, a educação que eu tive não ajudou muito, mas eu escolhi pensar diferente.Olho pra alguns rastafáris e acho lindo demais(você bem sabe). No entanto, como eu coloquei, não são todos. Não acho mesmo Lázaro Ramos bonito e não é só porque ele não é branco ou não tem traços de um branco. OUtras pessoas que são negras e tem traços e gente negra eu acho lindas. Enfim, são opiniões diferentes sobre pessoas diferentes. E no twitter, que por tanta gente é usado como uma ferramenta pra poder se falar o que se pensa(no mundo tão cerceado hoje em dia, onde tudo que se fala é considerado como preconceito e ofensa gerando polêmicas de uma proporção que a pessoa que escreveu, às vezes nem tem a idéia ou intenção do que poderia causar. Acho que o preconceito é um lixo, sim. Mas,talvez, ficar se importando tanto porque se falou que um negro é feio também pode ser, por que não? Se falassem que um branco é feio, como seria? E assim, daqui há algum tempo, pra se dar um bom dia teremos que pensar um milhão de vezes como vamos falar...porque né? Tudo é preconceito agora.
ResponderExcluirFoi esse tweet a que me referi mesmo amiga. Não chamo de racismo o ato de achar Lázaro feio. Chamo de racista o NOSSO olhar. O meu, o seu, o de todos os brasileiros que quando crianças aprenderam em livros e na TV que ser preto era feio. Ter uma boneca negra por significar muito, ou nada. Pode ser uma boneca de cor negra, e de traços perfeitamente brancos, como camila e Taís apresentam, aí nosso conceito do que é belo continua igual. Nós não queremos ser racistas, isso é muito importante, mas nosso olhar o é e precisamos educá-lo. Não é olhar Lázaro e achar bonito, é se perguntar o q é feio nele e onde estão as origens dessa feiúra. O que me incomodou não foi o post em si, foi eu por algum momento ter concordado com ele. Por que isso me mostrou que apesar de tudo o que eu vi dentro e fora da universidade minha mente continua colonizada e eu continuo corroborando com o racismo do olhar.
ResponderExcluir*pode.
ResponderExcluirnossa essa foto nao esta bonita mais ele e lindooooooooooooooooooooooooooo Rsrsrsrsrsrsrsrsrs
ResponderExcluir